A Alegria da Zona Sul apresenta o Enredo “ORIN, Canto aos Orixás”, dos carnavalescos Deco e André, uma resistência musical, cultural e espiritual que não pode ficar de fora do carnaval, por ser o elo de ligação direta entre a religiosidade afro e as raízes do carnaval brasileiro e, tendo a percussão de pilar desta riquíssima manifestação.
A Música Popular Brasileira foi muito influenciada, ao longo do tempo, pelas cantigas de Candomblé, precursoras de gêneros que deram origem ao samba, o baião, e até mesmo o funk carioca.
Com esse enredo, a escola voltará a esse aspecto, adentrando os terreiros do Candomblé para apresentar as origens das cantigas sagradas que embalam os rituais da religião e nos ligam ao sagrado, apresentando as particularidades de seus ritmos e instrumentos, e a influência destes na concepção de diversos gêneros musicais brasileiros.
Queremos dar visibilidade e promover a cultura do Candomblé, alvo de tanta desinformação e preconceitos na sociedade brasileira, embora pungente, intrínseca e crucial na formação de nossa identidade.