Laroyê Rainha das Marias.
Tem Maria que é santa
Tem Maria pecadora
Tem Maria que é louca
Tem Maria de Juízo
Tem Maria Valente
Tem Maria Inteligente Tantas Marias…
Mas cada uma com sua história, cada Maria com sua trajetória. Umas nascem na plebe, outras conquistam Impérios…
Maria simboliza a mulher…
Maria simboliza a luta da mulher… Maria simbolizaa dor…
Maria simboliza o amor…
Todo Império tem uma grande história, e o nosso Império vem contar a história da Rainha das Marias. Uma mulher que simboliza a força, a sensualidade e o encanto feminino, tudo isso reunidos em uma só mulher.
A história nos conta que em um reino europeusurgiu uma sedutora mulher que se tornou muito influente nas decisões diplomáticas neste império. Porém sua beleza e seus encantos seduziram o rude coraçãodo Rei.
E no brilhodos seus olhos fez refletirum homem totalmente dominado e arrebatado por sua enormebeleza.
Este Rei casou-se com outra mulher, mas recusou-se seguir com seu casamento, pois sabia que seu futuro seria ao lado desta que dominou seu coração, e em um novo enlace foi muito feliz, rendeufrutos… Uma enorme felicidade que parecia jamaister fim.
Mas em tão pouco tempo a peste e a morte numa visita sorrateira a levaram para a eternidade.
Sim… Pois sua história eternizou-se no imaginário popular através de tantos romances e poesias contados em praça pública.
Ganhou fama de feiticeira, foi demonizada, e dizem que por influência da igreja católica com seu grande poder político e controle sobre os corpos e mentes de boa parte dos europeus.
Sua fama se espalhou, e aos poucos foi ganhando o mundo. Sua história sendo contada sob os mais diversos olhares. História verdadeira, histórias distorcidas… Mulher amada ou odiada… Mas permitindo que o mundo a conhecesse.
Com a colonização ela também chegou por aqui, onde sua imagem foi absorvida por religiões afro-brasileiras na figura de Pomba-gira. Mas ninguém melhor do que ela para falardessa parte da história.
Boa noite moço, boa noite moça…
Eu tenho a força e o poder das ruas que se cruzam, sou a personificação do espírito feminino das ruas, das mulheres de grandes amores, sou a sensualidade que aflora com liberdade… Trago em mim o cheiro das rosas, danço livre aos pontos dos ogans. Sou Rainha e posso te ajudar.
Não sou mundana e nunca fui mulher da vida. Sou mulher sim, mas mulhercom vida, com gosto… Só não gosto da falsidade, hipocrisia e vulgaridade, sou ser de luz… Minha gargalhada te seduz, te protege e te conforta.
Mas agora é hora de festejar! Nesta gira imperiana eu não estarei só, trago também meus irmãos de luz para essa festa iluminar.
Não se espante. Cante… Vamos celebrar!!! Estou aqui para lhe mostrar quem sou, abro caminhos para quem merece, mas também posso fechar… Desperto vontades, sensações, desejos, sensualizo para conquistar, para fazer confiar.Mas também possofazer sangrar…
Te cubro e te protejo com minha capa, te levo em meus braços, e se for fiel, terá o meu apoio e também fará parte do meu reino, do meu império… Sou boa para quem me reverencia, para quem em mim tem fé. Mas não mexa comigo não, pois sou ponta de agulha.
Eu sou menina, sou mulher, sou princesa, sou rainha… Eu sou a moça dos caminhos e das encruzilhadas.
Venho aqui representar a mulher.Todas as Marias… As que desejam,as que amam, as que são livres para fazer o que quiser quebrando os tabus morais da sociedade. Represento a doutora, a prostitutaou até mesmo a dona de casa…
Trago a visão de um mundo de energia.Visão libertadora e feminina que dialoga com um movimento que tem ganhadocada vez mais força em nossa sociedade.
É carnaval,e minha luz irá contagiarcada moço e cada moça que por esta avenida passar.Pois este impériotambém será o meu Império… Laroyê as Mariasdo Brasil!!!
Meu nome é Maria Padilha!
Autores do enredo:
Amauri Santos, Adriano Cássio Ricardo Ferreira, Nurynho Almawi
Entrega do Samba
Dia 7 de Setembro de 2022 De 13 as 19 horas